A Bohemia Fundamental e a Companhia dos Poetas

Pelo título, não quero que pensem que estou enchendo a cara, como faziam alguns Grandes Poetas e Escritores. Nem encho a cara, nem chego à sola dos pés de nossos Grandes Mestres Poetas. E a palavra Bohemia, hein?!? Está escrita propositalmente de forma errada, na grafia arcaica, pois não é ao sentido etílico-alcóolico que me refiro. Me refiro ao estado de alma do poeta, numa gestação de emoções em seu interior, como quem vai pôr os bofes pra fora, depois de ter tomado meio tonel da Mineirinha do Engenho Velho.


E é essa Bohemia que me invade e bagunça tudo aqui dentro do peito!! Às vezes, é uma bagunça organizada: um vento assola e outro, logo em seguida, reorganiza tudo em versos e estrofes. Pode ser também uma Bohemia prosaica, trivial, em prosa sem versos, parágrafos sem teor definido, porém caindo como um volume de mercúrio sobre minha cabeça. É a Bohemia que não é cerveja, mas que, no calor da falta do que fazer, numa mesa de bar ou da varanda, é a salvação daquele que quer falar de verdade sem ter a quem se dirigir.

Cá estou, numa entrevista com os Poetas de outrora, numa autografia furtiva, escrevendo um pálido ensaio sobre mim mesmo, poetizando com as palavras agridoces de nossa Antiga Antologia.

Eu estou na fase da Dança da Chuva, rogando aos céus por uma resposta que não chega. Abro meu peito para que um analista cego me destrinche e me diga qual é o diagnóstico da alma. Puro Silêncio!! Aquelas vozes, que agora não passam de tons agudos irritantes, das Musas, pedindo por caneta e papel, não me falam nada!! Ficam lá, a entoar melodias monótonas aos marinheiros e camponeses...

 Enquanto isso, eu aqui... eu aqui, com minhas quimeras e afagos na alma, junto de Augusto dos Anjos!!

E eu?? Fico aqui com o José do Drummond!! E agora, José?? Ele retruca: "E agora, Ebrael?? O Amor é isso mesmo"... E o Poeta ainda debocha do meu rosto suado, depois do Amor:

- Hoje beija, amanhã não beija; depois de amanhã é domingo e segunda-feira ninguém sabe o que será.

Mário (o Quintana, pois o Lago se absteve de falar) me fala, à sua maneira, que eu nasci de parto "mental" prematuro. Me diz que estou na idade de estar vivo, e vivo demais. Eu, por um momento, duvidara disso.

Peço um cuba-libre, bebida de gente solteira de alma, solta no mundo, presa na multidão. Acendo um miserável cigarro. Vinícius, num impulso, pega em seu violão e cantarola: 


Você que ouve e não fala
Você que olha e não vê
Eu vou lhe dar uma pala
Você vai ter que aprender: (...)


 Antes que continuasse... Eu tenho que aprender sobre a palavra Paciência, essa deusa caseira que acorda todas manhãs sempre com o mesmo arranjo de cabelos.

Fernando Mendes Campos me disse, e o haveria de repetir pelo resto da noite, que a Rosa era a Rainha do Universo. Eu, no entanto, só soube perguntar-lhe onde que ela morava... Certa vez, me lembro de ter feito uma prece para uma rosa vermelha do quintal de um vizinho, para que me trouxesse de volta uma mulher que amava, S. S. S. Mas quem me respondeu foi Papai Noel, por meio de um cartao virtual, enviado por engano por ela, desses que se enviam em massa pelos malditos e-mails impessoais.

"E essa febre que não passa, e meu sorriso sem graça... Quando tudo está perdido... e quando o sol bater na janela do seu quarto...", me soprava Renato Russo. E eu, Renato?? São ainda quatro da manhã. Essa Bohemia que não se acaba. Essa vontade de vaguear por linhas sem fim, que dEla falam...

Teu olhar não diz exato quem tu és, mesmo assim eu te devoro...

Agora compreendo o que significava, intrinsecamente, a ânsia dos navegantes. E compreendi também a razão dos tonéis de rum. Entendi e calculei mentalmente as dimensões da nostalgia dos que empunhavam lunetas e astrolábios, buscando vislumbrar a Terra Prometida no horizonte aquoso. Pois:

"Navegar é preciso, viver não é preciso."                                                                                          




Comentários

  1. Olá, Ebrael*
    Gostei muito* Tão lúcido, navegar é hoje e sempre mais do que preciso*
    Adoro e mordo esses pensamentos todos*
    E já você me quer tantos tantos, cá estou e expresso o que sempre quero para o meu querido, não só em 2010*
    Quero sempre te desejar
    coisas assim
    simples
    e que são as melhores passagens
    como um sorriso
    para a vida
    uma lição
    viagens
    ingressos de vinda
    sem dia para voltar
    onde o que mais importa
    é gostar de estar junto
    e compartilhar a vida
    e morrer de amar de tanto abraçar o amor.

    Beijos*
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo esse mix de pensamentos reunidos no teu contexto. abração e um lindo 2010!chica

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ebrael, estou um tanto embriagado pelo que li. Dessa bohemia eu estou vivendo há algum tempo, que é muito curto para se ter um diploma de poeta. Pena que tenho perdido tantas inspirações da vida boêmia, que poderiam ter sido transformadas em poemas, por não acreditar que seria capaz de regustrá-las no papel, para marcar a minha presença nesse tempos idos. E agora, que comecei o meu aprendizado, somente o tempo poderá dizer se valeu mesmo a pena ter escrito algumas linhas para a posteridade.
    Abraços
    João

    ResponderExcluir
  4. Nossa meu amigo... estava inspiradérrimo! Adorei... viajei nas palavras imaginando cada um dos poetas que você cita... e que adoro!
    Também tentei imaginar o que se passava nesta cabecinha pra tanta inspiração!
    Mas afinal na alma do poeta os versos e estrofes que grita, traduz a voz da alma que clama por ser ouvida!
    Realmente estou maravilhda com esta crônica reflexão!
    Beijo bem grande no seu coração.... nota 1000

    ResponderExcluir
  5. AMIGO EBRAEL, JÁ TENTEI SER UM BOÊMIO, TOCANDO VILÃO E RECITANDO POEMAS POR AÍ, O PROBLEMA É QUE A BEBIDA COMEÇOU A ME ENGOLIR E DESTRUIR OS SONHOS DE BOEMIA QUE TINHA E ME APOSENTEI PRECOCEMENTE. RSRSRSR. EXCELENTE POST, SÃO POETAS DE EXTREMA ELEGÂNCIA E TALENTO. PARABÉNS MAIS UMA VEZ!

    ResponderExcluir
  6. Xiii... Ebrael!
    100% inspirado. Adorei a forma e o conteúdo. Uma reflexão e tanto. Parabéns.

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  7. Amigo Ebrael,

    Parabéns pelo post!

    Uma crónica maravilhosa, fiquei encantado.

    Na alma do poeta residem os versos, as estrofes e com toda essa
    harmoniosa união, no poetar, narramos lindos poemas!


    Eu também digo: "Navegar é preciso, viver não é preciso"

    FELIZ 2010, para você e sua família!!

    Grande abraço,

    FrancK

    ResponderExcluir
  8. Ebrael

    Belíssimo texto. Por intermédio dele, muitos poderão ter alguma ideia desse momento em que coexistem caos e ordem nos sentimentos do poeta. Digo "poderão", pois, também, como diz o poeta : "só eu sei as esquinas por que passei".

    Agora, tenho que lhe dizer : que invejável companhia, hein ? Simplesmente fantástica !

    Parabéns pelo belo post !

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  9. Olá querido amigo,

    Sempre bem inspirado!

    Sua musa inspiradora deve ser uma Deusa, pois os deuses é que fazem emanar da alma o etílico som de vozes que evapora no traçado das letras que darão forma à poesia do poeta.

    Parabéns amigo.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    A poesia, a literatura e a inspiração pode vir de uma paixão, de um amor, de uma saudade, de um desprezo, da bebida. Enfim, quando não se encontra uma saída, escrever é um ótimo remédio e a solução.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  11. Ebrael,

    Simplesmente, sensacional!

    Meu amigo, posso dizer que tudo que aqui escreveu faz parte de uma maiêutica muito bem elaborada.

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  12. Olá poeta,sabe apesar de ser uma devoradora de livros desde os tenros 12 anos, nunca tive um contato próximo com a poesia.Claro,amo Neruda, sempre me emocionei com o Fernando Pessoa, Drummond, Quintana... mas meu relacionamento com a poesia era efêmero, fulgás. Minha entrada para o dihitt foi sem dúvidas um divisor de águas na minha vida no que tange a poesia... passei a ter um contato direto com belíssimos poemas seus, das amigas Rosana e Valéria, do querido João e sem ter receio de soar piegas, posso afirmar que através de vocês passei a enxergar a poesia com outros olhos,e isso me fez e vem fazendo muito bem, acredite. Imagino realmente que a mente do poeta seja uma conexão de encontros e desencontros que se traduzem em versos, estrofes, refrãos . Sua fase de Dança da Chuva pode estar certo que passará , em pouco tempo tudo que hoje está desorganizado ,encontrará o caminho certo . Belíssimo texto meu querido, parabéns mais uma vez.Termino parafraseando seu último pensamento: "Amar é preciso e viver é mais que preciso... é imprencindível"

    Beijos no coração... Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  13. A vida é tão simples meu querido amigo.
    A vida é feita de escolhas.
    A vida é um jogo
    A vida é uma colcha de retalhos
    É um vai e vem
    Tudo tem seu tempo...
    Aquete a mente
    espinha ereta
    e o coração tranquilo
    todas as respostas
    virão
    Conheço um sábio que um dia
    deixou o seu endereço
    ele dizia que morava no
    dentro de um homem
    Chamado
    Ebrael
    Você o conhece?

    Bjs amigo

    Gemma

    ResponderExcluir
  14. Quero agradecer pela sua especial participação no Projeto Cápsula do Tempo 2010.

    Que 2010 seja um ano especial para todos nós!

    E como forma de reconhecimento de sua participação aqui está o selo deste projeto:

    http://img195.imageshack.us/img195/6495/selocapsuladotempo.jpg

    Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  15. Querido amigo, eu vim NOVAMENTE ler o que escreveu... é.. sou assim quando adoro o que vejo. Reparei que meu comentário não estava aqui. Portanto, além deste novo, anexo logo abaixo o que já se encontra no dihitt:

    Ebrael, que coisaaaaaaaaaaa linda! tanta sutileza para falar de grandes escritores, apontando seus sentimentos que nos faz imaginar o mundo que vc está ao narrar tudo isso! Hummmmm fiz uma breve viagem...
    E.... ao reler, sempre releio o que gosto, parei novamente meu olhar aqui:
    - Hoje beija, amanhã não beija; depois de amanhã é domingo e segunda-feira ninguém sabe o que será.

    Beijos ....ao amigo muito inspirado!



    Vc é muito mas muito sensível-inteligente-senhor-das-plavras. Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  16. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amigo Ebrael, parabenizo-o ardorosamente pela magistral crônica. A composição do todo foi construída por um mestre que conhece cada detalhe da mais ínfima célula que navega por todo um espaço espalhando a beleza da vida!

    Parabéns pelo excelente Post!



    Desejo-lhe um 2010 coroado de mais vitórias, com muita saúde, dinheiro no banco, no bolso e paz em Seu Bondoso Coração, que assim seja!

    Boas Festas e
    Feliz Ano Novo!
    LISON.

    ResponderExcluir
  17. Há certas palavras que são um mimo pra alma da gente. Que mesmo na bagunça organizada vem matar nossa sede do cotidiano, que nos embriaga, nos acalma e nos presenteia com o talento de um coração gigante.

    Só quem tem um coração enorme, sabe reconhecer e viver das artimanhas do amor. E navegar por águas doces e mares ....
    Bjs meu amigo

    Val

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkk Não tem jeito Val!! kkkkk Enorme é bom, mas avantajado foi bom demais!! kkkkkkk... Não publico pq sou um cara legal!! Qta bondade a minha né?? Cara-de-pau tbm é uma das minhas "qualidades"...kkkkkkkkk

    Adorei saber q dá de aproveitar alguma coisa do que eu escrevo!! Às vzs rabisco certas besteiras que acabo não conseguindo ler mais do q duas vzs!! Acredite!! É sério!! O que tenho coisas boas escritas, tenho o triplo em porcarias em garranchos!!

    Bjs Linda!

    ResponderExcluir
  19. Ebrael amigo meu!

    A minha Bênção de Boa Energia:

    COMECE JÁ A SORRI PARA O NOVO ANO!!

    Desejo-lhe um Fantástico e Feliz 2010, com muita Saúde, Paz, Amor, Prosperidade, Sucesso, dinheiro no bolso e um lindo sorriso nos lábios o ano inteiro, para você e sua família.

    UM MARAVILHOSOOO 2010!

    Grande e fraterno abraço,

    FrancK

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos!!

Se você quiser fazer um comentário, colocar alguma sugestão ou fazer uma reclamação, assim como deixar um elogio, sinta-se à vontade!!

Pedimos apenas que evite apontamentos preconceituosos de qualquer natureza. Palavras ofensivas e agressões gratuitas serão vetadas no ato da moderação.

No mais, agradecemos por sua visita, esperando que a leitura de nossas Memórias lhe tenha sido agradável. Desejamos que volte sempre que quiser!!

Paz Profunda!!

Ebrael Shaddai

Postagens mais visitadas deste blog

Guiado pela Estrela!!

Vida Destemida

Meu Anjo da Guarda é como uma pedra preciosa!!