Guiado pela Estrela!!

"... e nenhum dos fios de vossa cabeça cairá sem que o Pai o permita!"
(Mateus 10,29)
Um dia desses, estávamos eu e a Joici falando acerca de coisas cotidianas, quando ela proferiu algo que somente hoje me fez lembrar de algo espetacular que me aconteceu há alguns meses atrás. Ela disse, simplesmente:

"Não atropele o Tempo!! O que tiver de ser, será... simplesmente será!!"

No dia 20 de julho desse mesmo ano, recebi em casa a carta da Prefeitura de Biguaçu (SC), me convocando para tomar posse do cargo de escriturário, no qual me encontro hoje. Trabalhava na Oi na época, e tive de correr atrás de toda a documentação necessária para completar o processo de admissão, mesmo durante o mês de aviso prévio, que imediatamente iniciei. Todas as atrapalhações possíveis ocorreram, desde o ônibus quebrar no meio do caminho meia hora antes de fechar o expediente da prefeitura, em dado dia, até o médico da perícia, que avaliaria meus exames de rotina (sou diabético), pegar virose e faltar durante alguns dias.

Passados 20 dos exatos 23 dias que tive para juntar uma simples documentação, fui a esse médico, apresentar as radiografias que ele pediu. Quando soube que eu era diabético (nunca minto ou fraudo), ele cismou de querer um laudo do meu médico. Só que meu médico estava viajando, em um Congresso de Endocrinologia. E agora?? Depois de passar o inferno para conseguir uma dispensa para ir lá nos cafundós do Judas Perebento, mostrar aquela pilha de papel burocrático, o médico me desmonta em alguns segundos. Ele queria um laudo médico, atestando que minha diabetes estava controlada, e eu não tinha como conseguir. Sentei no banco de fora do posto de saúde e chorei. Chorei de impotência, de raiva, de raiva do destino, que me pregava mais uma peça...

Me desesperava o fato de achar que tinha alguma urucubaca comigo. Era isso: tinha um baita azar!! Fui caminhando (dava uns 25 minutos) debaixo de um sol escaldante e comendo poeira da estrada, até chegar ao ponto de ônibus. Puxa!! Eu havia esperado dois anos por aquela chance!! Eu não podia desistir assim, a três dias do prazo. No dia seguinte, eu e minha mãe fomos atrás de um médico qualquer, conseguir um laudo. Ela é enfermeira há 35 anos, e médicos são os que mais ela conhece!! Chegamos de manhã à clínica onde ela trabalhava. Quem nos atendeu foi o doutor Eduardo Altieri. Ele foi categórico. Não tinha como redigir um laudo médico sem exames e sem conhecer o meu histórico clínico. E queria exames mais recentes. Eu não os tinha. Mais uma batalha perdida, mais uma metade de dia perdida.

No mesmo dia, há 15 quilômetros dali, em Florianópolis, havia uma clínica que tinha convênio com a Oi. Resolvi consultar um médico deles, para já pegar uma requisição de exames, fazer em regime de urgência (todas as coisas urgentes, quando bem pagas, se ajeitam) e mostrar para o médico, para levar os exames e o laudo em dois dias e meio lá em Biguaçu. Note-se que: na Grande Florianópolis clinicam mais de um milhar de médicos. E qual não foi o meu desespero quando vejo que o médico que arranjei era o doutor Altieri!! O mesmo de algumas horas atrás e 15 km de distância!! Pronto: mifu...fritei!! Meu cabelo deve ter desbotado na mesma hora!! Fazer o que? Estava ali, pagando. Eu não podia fugir que nem um rato!! Entrei e conversamos. Ele resolveu me questionar mais acerca do meu diabetes. Então, contando a minha saga até ali, e o meu desespero por aquele cargo, ele resolveu me dar uma mãozinha. Passou-me o Laudo assinado por ele, e disse que não seria por um Laudo que eu perderia dois anos de espera. E recomendou-me mais exames, e que eu voltasse para ele saber da minha evolução clínica. O que era desespero transformou-se em alegria extrema, em sensação de superação, de vitória incontestável!! Sabe quando seu time, depois de uma partida disputada de forma certa, acaba ganhando de lavada, quando ninguém acreditava nisso???? É isso: estava de alma lavada!!


Sol, Estrela, manhã, Crônicas


Não seria sorte?? Onde estava o azar naquele momento?? Encolhido como um rato medroso, ele que se atrevia a comer em meu terreiro?? Seria merecimento, por eu estar na luta desde tanto tempo?? Seria o que?? Eu chamaria a isso Estrela. Quando tudo parace estar perdido, quando as brumas da noite negra te dizem que o Sol não virá, aparece minha Estrela a brilhar, minha Estrela da Manhã, a apontar o caminho do Sol e da Vitória!!

Ave, Sol Invictus!! Tudo que tiver de ser, será inevitavelmente!! Mas, se queremos estar em certo lugar para ver chegar o dia da Vitória, temos que caminhar, estar a caminho desse lugar, nos movimentarmos em direção da Festa!! É preciso, sempre, estar a caminho!!

"Desistimos de nossos sonhos justamente quando eles estão prestes a se realizarem."

Comentários

  1. "Desistimos de nossos sonhos justamente quando eles estão prestes a se realizar."

    Essa frase me fez pensar muito agora! =/
    Mas acho que me deu uma força tremenda ler esse teu texto! :)

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  2. Eu hoje estou muito pragmática. É melhor não acreditares em mim. Não estou de confiança. Eu penso que não foi estrela nenhuma. Foi o simples pagamento do serviço. Pagaste, não é? Não foi o médico conhecido da tua mãe que te atendeu. Foi um prestador de serviços.

    Adorei o texto. Parabéns!
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Ju querida!!

    Naquele tempo eu não tinha texto algum e amigos visiveis ao meu lado, além de minha mae e Deus, os dois que quase são a mesma coisa, kkkkkkkkkkkkkk...

    Esse texto, essa crônica é para mostrar que a sorte é o seu destino acontecendo como deve acontecer. Quando as coisas, runs ou boas, ocorrem conforme devem, então sempre o que vc planta vai ser colhido.

    Bjs Ju!!

    ResponderExcluir
  4. Luiza, ser pragmática é uma coisa, ser cética é outra muito diferente!!

    Veja bem, em ambos os casos o serviço seria pago. Como ele recusou da primeira consulta, em outra clínica, poderia voltar a recusar da segunda vez. Nada o impediria!!

    Emais: em Florianópolis clinicam mais de um milhar de médicos!! Minha chance de o encontrar novamente era de uma em mais de mil tentativas.

    Bjs Luiza!!

    ResponderExcluir
  5. Linda história essa sua. Faz a gente pensar nas diversas vezes que desistiu de coisas importantes por medo ou insegurança. O que você fez tem um nome:superação! Quando superamos nossas limitações brota em nós a coragem necessária para novas lutas.
    Continue assim, um lutador.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Sim, e sempre desistimos quando estamos a dez metros da linha de chegada!! No meu caso, estava a ponto de desistir a um dois dias do fim da jornada!! Dois dias em dois anos de espera!!

    Obrigado Isabel e bjs pra vc!!!

    ResponderExcluir
  7. Ebrael, já passei por situação semelhante à sua. Por um erro de laboratório (público) quase perdi um emprego que estava nas minhas mãos,mas o que é da onça, o lobo não come. Curioso que estava, tirei o lacre do envelope e vi que constava o laudo de um mal, que por certo, me reprovaria para a admissão na empresa. Procurei um laboratório particular, fiz novo exame e nada constatou de positivo. Me aposentei nesse emprego. Coisas do destino...
    Sofri com você e agora, que tudo está bem, fico feliz por você.
    Desesperar, jamais!
    João

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo!! Jamais!! A Esperança é quem apaga a luz da rua e deixa o Sol se levantar!!

    Abçs Poeta!!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Acabei de ler o seu post, está de parabéns!
    Continue assim.
    Devo ser sincera e te dizer que este é o primeiro que leio na integra, os outros só passo osolhos, adorei, acabou de ganhar uma leitora.
    Gosto da forma como você se expressa. E se cuida, não se brinca com diabetes hen?
    Sucesso você merece.
    Que a luz e a paz esteja com você.

    ResponderExcluir
  10. Oi meu poeta... realmente é isso que acontece mesmo,... eu mesma já estive a ponto de desistir de meu sonho e você sabe o quanto ele é importante pra mim. A pouco mais de dois meses, estava eu sem expectativa algum, me sentindo sem chão, sem norte,e me acenaram com a possiblidade de tentar o mestrado. Já te confessei que num era essa minha meta nesse ano, eu gostaria de estar trabalhando mesmo, mais quando me acenaram essa chance eu agarrei com unhas e dentes e lutei ardualmente pra buscar essa vitória. No dia do resultado da prova, num me cabia em felicidade, e medo ao mesmo tempo da segunda etapa. Dia 15 entreguei o pre projeto ,depois de mais 2 semanas de dedicação e hj estou a espera do resultado.Se tenho medo de num conseguir continuar no processo? Claro e não tenho vergonha alguma de dizer isso. Mas se me eprguntassem hj se desistiria ou se me arrependo do que já fiz pra chegar até aqui. a resposta é simples: NÃO. Realmente concordo come ssa frase: "O que tiver de ser, será... simplesmente será!!" Por isso nunca devemos deixar de lutar até as últimas forças e se acabarembuscar apoio em quem tem pra te emprestar mesmoq eu um cadinho, pra você não desistir. Ontem nosso amigo Falbo, conversou comigo sobre meus medos e ansiedades, hj voce postou essa tua experiencia que nos faz pensar em como tudo acontece na hora certa.
    Beijos e desculpa se me empolguei e falei demais..rs

    ResponderExcluir
  11. Fátima,

    Vc me emocionou sabe?? Pq eu gosto mais ou menos dos mesmos temas q vc!! Vou no seu blog de vez em qdo e vejo temas bem anrangentes, e acho o mesmo de vc. Q vc se expressa muito bem, e de forma precisa qdo precisa falar de coisas complexas.

    Te recebo no âmbito das minhas melhores Memórias, Vc já faz parte delas.

    Bjs querida!!

    ResponderExcluir
  12. Márcia,

    Os sonhos são como frutos da alma. se vc não os cuida e não se alimenta deles adequadamente, eles apodrecem dentro de vc. Então, os objetivos e sonhos são metas, que combinando coração e razão, nos conduzem ao Paraíso da Realização!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  13. Saudações!
    Grande Guerreiro Ebrael Shaddai,
    Vou ti contar, essa trajetória vencida com tantos sacrifícios é merecedora de fogos por muitos anos.
    E assim mesmo, sem sacrifícios, não há glórias, as conquistas tornam-se apáticas, frias, e sem vida.
    As vantagens de aprendizado que você passou, tornou seu espírito mais forte, mais robustecido, e muito mais preparado para encarar os novos desafios.
    Tudo está pronto, tudo, nesses momentos difíceis, um dos grandes segredos é não desistir e eleger a Lei da Fé, como a guardiã da esperança benfeitora e as coisas boas acontecem.
    Jamais sonhe em violar o senhor, Tempo.
    Lembre-se, “não atropele o tempo!!!
    O que tiver de ser, será... simplesmente será!!”JOICI.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  14. POis é Lison!!

    Em couro de jacaré, quanto mais se bate mais duro fica!! kkkkk...hj nao me detenho mais em qqer tristeza ou obstáculo!! Vou atrás do q eu quero, pois ninguém, além de mim, irá!!

    Abçs frater e guerreiro nhamundaense!! kkk

    Até mais!!

    ResponderExcluir
  15. Ebrael

    Histórias como essa, que são exemplos vivos, estimulam a reflexão, reanimam aos que estão prestes a desistir de algo.

    Parabéns por sua determinação.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  16. Ebrael,

    Pois é! Agora li com atenção. Não sei porquê fiquei com a ideia que da primeira vez fosse uma espécie de "favor". Bem, assim a leitura é diferente, claro!

    Escusavas de me chamar céptica, não é? ahahahahh
    Mas tens alguma razão...

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  17. Esse texto me fez lembrar de meu pai. Ele sempre diz que no dia em que perder seus sonhos não terá mais motivo para viver. Meu pai é visto como sonhador por quase todos que o conhecem (nesse caso não se trata de um elogio). Mas foi por acreditar em Deus e em si mesmo que ele conseguiu ser gerente de um banco mesmo não tendo completado o ensino superior. Sem contar outras inúmeras coisas que conseguiu.
    Com tantas experiências é difícil não acreditar em uma "força maior"...

    ResponderExcluir
  18. Olá amigo,
    Seu texto é muito lindo e escrito com estilo próprio.
    É uma história comovente e ao mesmo tempo estressante essa que passou.
    Mas valeu todo os apuros, andanças e sacrifícios.
    Não pense que teve azar ou sorte.
    Pense que esse era o destino preparado para você.
    Tudo acontece da forma como Deus quer.
    Às vezes passamos por provações até alcançarmos aquilo que buscamos.
    O que importa é sempre o final e o seu, foi um final feliz, com a graça de Deus.
    Carinhoso abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  19. Prof. Nelson,

    Era essa minha intenção!! Sempre nos sentimos felizes quando encontramos aquela pérola rara de vivências em nossas Memórias que possam servir de alento aos que passam pelo que nós já passamos!!

    Obrigado e um ótimo fim de semana!!

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  20. OI Lilian!! Apareceu o coment sim kkkkkkkkkk...

    No outro dia devia ser mais um dos bugs e defeitos espetaculares do blogspot... POr esses dias em várias vezes que não conseguia editar layout nem salvar posts!!!

    Como vc, tbm penso que não foi questão de azar ou sorte. Mas qdo estamos no olho do furacão, procuramos sempre a primeira paliçada em que nos possamos apoiar ou o primeiro Judas para arrebentar de pau!! kkkkkkkkk...mas olhando pra trás, logo após, vi que além de rastros de poeira havia a tal Estrela no Céu, a inspiração, a intuição a guiar os corações que têm fé na vida!!

    Bjs querida!!

    ResponderExcluir
  21. Desistir nunca, mesmo que pareça impossível....no final da tudo certo.


    Miriam

    ResponderExcluir
  22. Ebrael, eu tambem correria o mundo, faria tudo e mais um pouco, para conseguir ocupar um cargo esperado e merecido. A questão não foi apenas a sorte e sim o momento, vc não desistiu e foi verdadeiro. E além do mais, tenho certeza absoluta que falar com vc pessoalmente deve ser muito bom, vc é tão bem articulado que seria uma burrice alguém não lhe ouvir um pouco só!

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. "Desistimos de nossos sonhos justamente quando eles estão prestes a se realizarem."

    este comentário seu, calou fundo.

    parabéns pela sua vitória.

    abraço amigo.

    ResponderExcluir
  24. PARECE QUE AS VEZES TEMOS QUE SOFRER UM POUQUINHO PARA CONSEGUIRMOS O QUE ALMEJAMOS, OUTRAS VEZES PARECE QUE VEM MAIS FACIL...ACHO TAMBEM QUE OS ESCORPIANOS TEM UMA ESTRELA MUITO ESPECIAL, BASTA SABER ILUMINÁ-LA, SEI LÁ, EU ACHO.
    QUE BOM QUE TERMINOU TUDO BEM PARA VOCE...
    TU TEM UM BRILHO INIGUALÁVEL...
    GATINHO DO CORE DA TININ...
    BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  25. Sara,

    Essa frase q vc citou de meu post não é minha. Por isso está citada. Apenas não pus o nome do autor pq não me lembro mesmo, nem achei na internet. Mas a li apenas uma vez em uma revista brasileira, com a devida citação.

    Essa citação tbm me vibra como uma diapasão no coração!! Uma ressonância cardíaca fundamental!!

    BJs Linda!!

    ResponderExcluir
  26. Tinin,

    A Luz dos escorpianos é a superação!! Qdo querem mesmo, nada, mas nada no mundo, exceto nossa morte, pode nos deter!! O escorpiano é a determinação, é dar ordens ao Destino, gritar e assustar as forças que nos impedem de prosseguir, ainda que essas forças possam estar dentro de nós.

    Temos o axé da Morte e Ressurreição, o renascer das cinzas. Sabemos que para uma flor nascer a semente precisa morrer...mas fica o perfume, e a falta do que tínhamos antes não é maior do que a glória da vitória...

    Eu não brilho assim não...eu só refrato o brilho dos olhos de tds vcs!! Não há beleza possível para olhos caídos e feios, moribundos!!

    BJs Tinin!!

    ResponderExcluir
  27. Ebrael...
    Tou rachando de rir aqui...
    HAHAHAHAHAHAHA
    Antes de descer o cassete neles, me empresta ele um pouquinho?
    HAHAAHAHAHAHAH
    Brincadeirinha...
    To no maior atrazo hahahahah Subindo pelas paredes, então a imaginação fica muito fértil!
    EITAAAAA...

    ResponderExcluir
  28. Ops desculpe, sou meio doida mesmo...
    Acima estou comentando do que escreveu no meu Blog, no topico da "conversa entre pedófilos!"
    Bejinhooooooooooooooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos!!

Se você quiser fazer um comentário, colocar alguma sugestão ou fazer uma reclamação, assim como deixar um elogio, sinta-se à vontade!!

Pedimos apenas que evite apontamentos preconceituosos de qualquer natureza. Palavras ofensivas e agressões gratuitas serão vetadas no ato da moderação.

No mais, agradecemos por sua visita, esperando que a leitura de nossas Memórias lhe tenha sido agradável. Desejamos que volte sempre que quiser!!

Paz Profunda!!

Ebrael Shaddai

Postagens mais visitadas deste blog

Vida Destemida

Pedro Boaventura, à beira do caminho.